domingo, 26 de fevereiro de 2012

Marketing Inteligente: A Venda De In Rainbows

Gostaria de compartilhar uma excitante e recente conquista minha: o álbum In Rainbows da banda Radiohead! Para quem não sabe, Radiohead é uma banda de rock alternativo/experimental vinda de Oxford, que hoje, é característico por suas mesclas de eletrônico e jazz nas criações. 

Após terem sido produzidos e vendidos seis álbuns pelo mundo a fora, a banda cancelou seu contrato com a EMI, e Nigel Godrich, tornou-se o novo produtor da banda. O seu sétimo álbum era também um renascimento dos britânicos, merecia um tratamento especial.
Agora entra o Smarteque da banda (quem é fã, vai entender a minha piadinha super infame): em Outubro de 2007, o álbum foi lançado sob a forma de download digital, onde o comprador poderia escolher o preço a pagar pelas músicas (eu tenho um amigo que pagou zero dólar). “O lançamento virtual do álbum foi apenas um método de aumentar as vendas físicas de In Rainbows”, segundo o quinteto. E a aposta foi mesmo certeira, no mesmo dia foi atingida uma marca de 1,2 milhões de downloads.
Em Dezembro do mesmo ano, foi lançado no mercado um “discbox” contendo um CD bônus das sessões de gravação, uma edição dupla em vinil e um livro de capa dura.
Essa estratégia inovadora de vendas, além de ser um sucesso e incentivar outras bandas a fazer o mesmo (como por exemplo, Nine Inch Nails), mostrou que apesar do sucesso, bandas independentes também podem ser confiantes e arriscar em divulgação virtual, afinal, quem é fã de verdade, sempre vai guardar o dinheirinho para poder ter o seu encarte, ir ao seu show e assisti-lo da própria aparelhagem DVD e onde mais puder.
As fotos acima são do material que eu comprei, achei muito interessante a maneira como eles interagiram com o fã, deixando-o participar não só da estratégia virtual, como também da montagem do encarte físico. Na terceira foto, mostra claramente os adesivos para montar a capa, contra capa e as laterais em uma caixa de CD. Outra coisa que eu particularmente amo, é quando as letras de músicas vêm impressas no encarte, é outra maneira de deixar o fã mais conectado com a música e o artista.
Para quem ficou interessado em ouvir o trabalho da banda, deixo aqui a faixa House Of Cards, para você leitor acompanhar a letra pela foto do encarte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.